Trabalho Voluntário para Atendimento aos Alunos da APAE
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos Portadores de Necessidades Especiais visando sua integração e inclusão na Sociedade, através de um processo educacional e terapêutico para atender suas necessidades.
E os trabalhos são desenvolvidos por profissionais capacitados, currículos adaptados, programas e procedimentos metodológicos diferenciados, apoiados em equipamentos e materiais didáticos específicos.
Mas devido a grande prevalência de enfermidades neurológicas e psíquicas entre os alunos das APAEs se faz necessária muitas vezes assistência médica nas áreas de psiquiatria e/ou neurologia.
Entre os usuários existem famílias de baixa renda que não tem acesso aos consultórios médicos particulares, convênios de saúde e também não estão inseridos nos SUS,
Assim eu oferto um atendimento inicial aos alunos para pesquisa diagnóstica, laudo e encaminhamento para acompanhamento nos serviços apropriados, como ambulatório de neurologia e/ou CAPS Infantil.
Palestra na APAE Sinop / 2019
Dessa foma o atendimento gratuito é ofertado apenas aos alunos que triados pela equipe da APAE e que preencham os critérios dessa necessidade e que não tenham acesso ao tratamento particular ou de convênios privados ou que mesmo não esteja inseridos no SUS.
Como a APAE é uma escola, não há a intenção de retirar do acompanhamento os alunos que já tenham seus médicos em consultório privado ou mesmo do SUS.
No SUS, os tratamentos são feitos no CAPS ou CEM (Centro de Especialidades Médicas) ou Postos de Saúde.
Experiências Anteriores
No passado já atuei por dois anos na APAE de Porto Belo e Bombinhas/SC e atualmente em Sinop são ofertados para APAE até dois atendimentos de cortesia por semana para atendimento no consultório particular, para alunos sem vínculo de tratamento médico.
A partir destes atendimentos iniciais, os alunos são encaminhados para seguimentos nos serviços apropriados, a menos que queiram se manter aos meus cuidados, mas com preços chamados sociais, com redução do valor.
.
.
Gostou da matéria?Compartilhe nos links do Facebook, Google +, Twitter e E-mail .