ENTENDA COMO FUNCIONAM OS CONVÊNIOS

As Especialidades Médicas Clínicas e sem Máquinas de Exames ou “Parcerias” com Clínicas de Exames, em regra, não terão interesse em atender convênios de saúde como unimed, por exemplo, e receber os parcos honorários da consulta, enquanto que, o cooperado Unimed Cardiologista fatura em média cerca de R$1500,00 e o Neurologista R$2400,00 por consulta ou ao menos custa isso para o convênio a consulta nestas especialidades.

.

Os Exames Complementares como Fonte de Renda para o Médico

Nestes valores estão embutidos os custos dos exames frequentemente solicitados por estas especialidades.

As objeções que faço são que, quase sempre os resultados são normais e nota-se pacientes sem sinais ou fatores de risco para as doenças pesquisadas ou que os sinais clínicos são suficientes para o médico diagnosticar e escolher o tratamento sem acrescentar os riscos e custos de exames complementares ao exame médico (Exame Clínico = Entrevista + Exame Físico e/ou Psíquico).

.

O Verdadeiro Foco do Médico de Especialidade Cirúrgica

As especialidades cirúrgicas (Cirurgia geral, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Oftalmologia) atendem consultas, mas seu objetivo é indicar Cirurgias onde o rendimento financeiro é melhor.

E ainda existe a suspeita de que alguns cirurgiões cobram um valor extra do paciente alegando que o plano com cobre “o procedimento” por completo.

Alguns Médicos particulares, como atrativo praticam preços menores para as consultas, comparados aos concorrentes, mas é apenas um “atrativo”, pois complementam o valor recebido encaminhando pedidos de exames (por vezes desnecessários) para clínicas “parceiras” que repassam parte do valor pago pelo exame. Acredite, e eles acham isso “natural”.

Com isso quando se procura pelo “mais barato” se acaba pagando caro.

.

Os Médicos Clínicos Vendem o Saber Médico e não os Procedimentos

Além disso em certas especialidades a consulta pode durar entre 5 e 15 minutos, mas na Psiquiatria ou na Geriatria é de pelo menos 30 minutos, mais o retorno na maioria das vezes.

Nas especialidades clínicas também não se coloca de rotina exames como ECG, Holter, Mapa, Esteira, Ecocardiograma, Tomografia, Ressonância Magnética, Eletroneuromiografia, Laboratórios infindáveis com dosagens sem qualquer serventia para os pacientes, como acontece com os portadores de Doenças Nervosas como Transtorno de Pânico.

.

A Peregrinação dos Pacientes do Psiquiatra nas Clínicas de Exames

Geralmente esses pacientes de doenças ansiosas antes de decidirem sozinhos ir ao Psiquiatra, passam pelo Cardiologista e pelo Neurologista e não são encaminhados, pois se tratado o Transtorno de Ansiedade, se diminuirá as buscas por exames e assim também diminui o faturamento dos Médicos e Clínicas de Exames.

.

O Foco na Resolução do Problema do Paciente sem Pensar nas Metas da Indústria

Tenho certeza que meus pacientes, mesmo pagando consulta, gastam muito menos com o tratamento, porque também não tenho vínculo com a Indústria Farmacêutica.

A Indústria Farmacêutica tem meios para saber e medir quem são os médicos que fazem receitas caras (medicamentos de lançamento e com patente) e estes veladamente recebem bonificações e presentes (inscrições, passagens e hoteis pagos para congressos, etc.), com o tempo, maus médicos entendem isso e participam do esquema.

Dessa forma minhas receitas são mais de acordo com livros consagrados, mais baratas e menos obediente aos estudos clínicos financiados pela Indústria.

Existem estudos sob suspeitas e muitas comprovações de manipulações dos resultados desses estudos que levaram alguns fabricantes pagarem multas Milionárias e Bilionárias nos EUA.

Pense nisso…

.

Porque não atender convênios de saúde?

Se você ainda não acredita que atender convênios de saúde como a Unimed funciona assim, dê uma olhada neste caso relatado, foi uma familiar minha que estava presa num circuito de exames e não a tratavam, ela teria gastado bem menos com um bom médico assistente pago fora do convênio…