Parece que não Consigo parar de Pensar

Transtorno de Ansiedade Generalizada

Você que sofre com as expectativas para uma viagem, um novo trabalho ou uma prova, tenta e não consegue se tranquilizar, pense que esse e outros transtornos de ansiedade podem ser tratados.

Antes eu preciso te dizer que ANSIEDADE é algo normal, ela nos move e prepara para enfrentar os problemas que realmente existam. A ansiedade é que faz nos preparar para o dia seguinte.

Contudo se você sente-se tenso, sempre preocupado com o que pode dar errado, perde o sono pensando nas coisas que tem pra fazer.

Além dos seus problemas pensa nos problemas dos outros ou a cabeça fica ocupada com temas que você não pode interferir, isso poderá ser um transtorno de ansiedade.

.

A Percepção da Natureza Psíquica do Problema

Nestes transtornos podemos citar o Transtorno de Ansiedade Generalizada, a Fobia Social, o Transtornos Obsessivo Compulsivo e o Transtorno de Pânico.

Nestes casos você tem a percepção que estar ansioso ou preocupado, portando poderá ser mais fácil você procurar de modo correto a resolução deles, qual seja, buscar ajuda de um psicólogo e/ou de um psiquiatra.

Contudo, existem outros transtornos de ansiedade, inclusive são os mais frequentes, que não temos essa percepção, dessa forma, quando acometidos por estes, buscamos ajuda de modo errado.

.

Tenho um Monte de Sintomas, mas o Médico não Encontra Doença

Você já ouviu falar em HIPOCONDRIA? As pessoas dizem que o Hipocondríaca é a pessoa que tem “mania de doença”, mas na verdade não é bem isso.

A pessoas não tem a percepção de que a doença é psíquica (do pensamento) e não tem qualquer voluntariedade.

Quando você sente sintomas físicos, como dores diversas, sensações ou qualquer sofrimento que te faz procurar o médico, que depois dos exames clínico e complementares, o médico diz que não encontrou nada errado e afirma que deve ser “uma depressão”, provavelmente você está acometido pela SOMATIZAÇÃO.

Sintomas e Dores não explicáveis nos achados Médicos

A Somatização e a Hipocondria, são muito parecidas, a primeira são vários sintomas e a pessoa não suspeita de nenhuma doença específica, enquanto que, na Hipocondria existe um ou dois sintomas e a pessoas teme uma doença específica.

Nestas enfermidades nervosas, você não percebe que está doente dos nervos, por isso procura os clínicos, cardiologistas, neurologista e cirurgiões, não procura, tampouco aceita o encaminhamento para o Psiquiatra.

No caso da Somatização, em regra, as pessoas demoram mais e gastam mais dinheiro, com várias consultas a vários especialistas diferentes.

Na Hipocondria a investigação com exames complementares costuma ser menor, visto que são menos sintomas. Assim logo pode ser encaminhada corretamente.

.

Sinais de Doenças Ocorrem, mas a Doença não é Encontrada

Outras enfermidades dessa natureza são os TRANSTORNOS CONVERSIVOS ou DISSOCIATIVOS, onde o paciente tem sinais visíveis ao médico (sintoma o paciente sente, mas o médico não vê), mas que não tem uma causa médica, no sentido físico, mas emocional, também não percebida pelo doente.

São exemplos bastante frequentes, a CONVULSÃO DISSOCIATIVA e o TRANSTORNO DISSOCIATIVO MISTO.

 

Dor articular sem sinal de inflamação ou lesão local

Na primeira a pessoa cai, geralmente em local protegido, tem movimentos despropositados, parecendo uma Convulsão da Epilepsia, contudo quando se monitora a atividade elétrica cerebral não há traçado de convulsão.

Em regra, nestas pseudo-convulsões não ocorrem ferimentos traumáticos graves como na convulsão de causa neurológica.

No Transtorno Dissociativo Misto, o paciente tem sinais que imitam transtornos em diferentes sistemas, mas não se encontra os determinantes.

Do sistema digestório a pessoa pode ter diarreias repetidas vezes, sem sinais de infecção em também sem emagrecimento.

Do sistema Osteomuscular e Neurológico aparecem formigamentos e sensação de fraqueza sem lesão sensitiva ou motora dos nervos e com força muscular e movimentos articulares normais.

.

Devo ir ao Cardiologista ou Neurologista?

Em todos estes casos é natural que você ou qualquer outra pessoa acometida procure os serviços médicos procurando encontrar uma explicação física (corporal) indo à Cardiologistas, Neurologista, Reumatologistas, etc.

Mas como não há lesão física, nada será encontrado, se logo for orientado sobre isso, também é natural que o paciente não aceite e continue a investigação em outros médicos ou centros urbanos maiores, como São Paulo e Curitiba.

Pense nisso quando você ou alguém próximo de você está passando por uma peregrinação médica e os problemas não são resolvidos.

Se puder converse com seu médico sobre isso, dessa forma ficará mais fácil para o profissional abordar e tratar disso logo e obter a melhora.

Assim poderá evitar a perda de tempo e dinheiro com investigações descabidas, mas por vezes exigidas pelo doente ou oferecidas pelo médico em prática da medicina defensiva.

Gostou da matéria?

Encaminhe para alguma pessoa que possa estar precisando ser alertada sobre este tema. 

Adiante vou de falar sobre cada um desses transtornos de ansiedade, seu diagnóstico e tratamento. Leia ou assista as próximas matérias e inscreva-se no site e no canal.