Como saber se Meu Médico está Regular perante o CRM?

ESPECIALIDADE MÉDICA

Clique Aqui = Busca por Médico no Site do CFM

Você já passou por isso ou conhece alguém que se sentiu enganado por um médico sem a qualificação que dizia ter? Me conte nos comentários.

Busca por Médico

Para você saber se o seu médico está regularmente inscrito no CRM, você busca no Google por “portal médico”, encontrará o site do CFM, na aba “Cidadão”, vá em “Busca por Médico”, digite o nome ou CRM do médico, não escolha o Estado e aparecerá todos os registros dele no Brasil.

Clicando nos diferentes registros (cada Estado é um Registro) você encontrará as especialidades registradas, o chamado Registro de Qualificação de Especialidade (RQE), verifique que poderá não estar cadastrado num Estado, mas pode estar em outro, quando o médico tem registro e mais de um Estado.

Quando você tem o nome do médico para fazer a busca, poderá também buscar por Especialidade, por Estado e até por Município, basta acessar esses campos na busca e verá os médicos qualificados (que tem RQE) em sua Cidade;

Se buscando por Especialidade não encontrar o médico pretendido, procure pelo nome diretamente, as vezes o médico tem endereço de outro estado junto ao CRM e nessa busca por Especialidade e Cidade não aparecerá.

Veja o exemplo abaixo:

Onde ver o RQE do Médico Especialista

As Regras do CRM

Vale lembrar que ao Médico é permitido atuar em todas as áreas da medicina, basta que aprenda, realize os procedimentos e tudo estará sob a responsabilidade dele, mas terá de se anunciar apenas “Médico”.

Anunciar (no carimbo, na placa ou no receituário) uma especialidade não registrada (portanto não comprovada) é considerado “Propaganda Enganosa” perante à você paciente e “Concorrência Desleal” com os Especialistas Qualificados com RQE.

Porque o Médico não pode anunciar especialidade não registrada?

Porque somente o CRM tem a competência legal de verificar a autenticidade dos documentos comprovatórios da Residência ou Especialização ou Título de Especialista, enquanto você como paciente, não tem os meios para esta verificação.

O problema disso é que você estará pagando uma consulta, em regra, mais cara porque o médico seria especialista, contudo, não o é.

Catálogos Veiculando o Nome e Especialidade do Médico

O Médico é responsável por cuidar do seu nome nos catálogos médicos e quando verificar seu nome associado à uma especialidade não registrada, deve formalmente solicitar a retirada, então mesmo anúncios não veiculados pelo médico também é responsabilidade dele.

Nomenclaturas Similares ao Nome da Especialidade

Outro viés é que médicos que atuam em alguma especialidade e não tem a qualificação exigida pelo CRM costumam anunciar de maneira disfarçada. Por exemplo, no lugar de anunciar Dermatologia, veicula Especialista em Doenças da Pele ou no lugar de Psiquiatria, veicula Saúde Mental ou Doenças do Coração para Cardiologia. Tudo isso é considerado irregular perante o CRM.

Mas falta de fiscalização é tanta que os médicos sem qualificação, anunciam o nome da especialidade, depois que estão há 6 anos atuando, tem a “cara deslavada” de nos procurar para assinar documento confirmando que atuam na área para fazer a Prova de Título para se qualificar e ter o RQE.

Como Corrigir isso e Evitar que Mais Pessoas sejam Enganadas?

Você pode e deve denunciar, basta fotografar ou apanhar qualquer impresso (Receituário, carimbo, cartão de visita, print da internet, panfleto, foto da placa, etc.) da especialidade não registrada e encaminhar por carta ao CRM do seu Estado, juntamente com cópia de sua identidade, comprovante de endereço e uma carta contando onde encontrou a irregularidade, pedir para apurar os fatos, datar e assinar.

No portal do CFM, na Aba “Cidadão”, entre em “Denúncia”, tem um formulário que você pode digitar e gerar a Denúncia nestes termos para impressão, assinatura e envio por carta ou entregar pessoalmente. Mas atenção, o formulário é somente para gerar a Denúncia no formato ideal, terá de IMPRIMIR, assinar, datar e entregar ao CRM do seu Estado.

Link para o Formulário de Denuncia ao CRM

Em Sinop o Endereço do CRM é na Rua dos Cajueiros, 962 – St. Res. Norte, Sinop – MT, 78550-330, mas também pode enviar para o endereço da capital.

Neste endereço, Encaminhar ao Presidente do CRM, os seguinte conteúdo:

  1.  Documentos que comprovam o anúncio da especialidade sem RQE;
  2.  Carta-Denúncia com pedido de Apuração, Datada e Assinada;
  3.  Cópia do seu Documento de Identidade e
  4.  Comprovante de Endereço, pois receberá o desfecho da sindicância.

Médicos Falsários (Você Embarcaria num Voo sem Piloto?)

Além desse risco de você estar consultando um médico não qualificado na especialidade que afirma ter, é estar consultando com um Falsário ou Falso Médico, neste caso, o falsário não é sequer clínico geral, não é médico.

Sim, existem pessoas com algum conhecimento do sistema de saúde que se vestem de médico e começam fazendo plantões de urgência, acabam sendo conhecidos como médico migrando de outra cidade e logo estão de consultório cheio.

Como não tem conhecimento médico e não sabem resolver os problemas médicos, eles fazem todas as vontades da clientela (distribuem atestados, receitas, exames e encaminhamentos) e acabam reconhecidos como “queridos”.

No portal do CFM, alguns Estados já tem a foto do médico, assim você poderá reconhecer se aquela pessoa que está te atendendo é realmente o médico.

Seu Bem Precioso

Veja esta matéria no YouTube

Você entendeu, sua saúde é o seu bem mais precioso, então escolha profissionais qualificados e verdadeiros para cuidar dela. Um profissional que mente ser especialista, pode até saber fazer, mas não é verdadeiro.

Me conta aqui nos comentários se já conheceu algum fato assim, tens alguma dúvida pode me perguntar.

Compartilhe e me siga nas redes sociais, sempre trago conhecimentos importantes para você entender melhor os sistemas de saúde.