Com a Depressão
Tudo lhe Parecia Ruim e Insuportável.
Caso Clínico
Vejamos o relato da Senhorita “M”, 30 anos, comerciária, solteira que passou a sentir cansaço e outros sintomas como tristeza, falta de prazer, esquecimentos, irritabilidade, dor no peito, etc.
As rotinas de sua vida pareciam ter se tornado montanhas insuperáveis e tudo lhe parecia ruim.
O Diagnóstico
Quando “desmaiou” em seu trabalho, passou por exames que foram normais e informou histórico de que já havia experimentado estes sintomas, assim o Médico diagnosticou Depressão Recorrente, algo que ela jamais imaginava, pois acreditava estar esgotada com sua rotina de longa data.
O Tratamento
Começou medicamentos e psicoterapia e logo estava melhor, assim acreditou que não precisaria mais de tratamento e parou de tomar os fármacos.
Logo não teve mais forças novamente (recaída da doença), quando a psicóloga a fez voltar ao médico e recomeçar a medicação.
Depois da melhora inicial, é necessária uma fase de continuação do tratamento. Manutenção se fala quando é necessário o uso continuado (por toda a vida).
Depressão Mascarada em Dores
É bom lembrarmos que uma pessoa que refere muito cansaço ou um número excessivo de queixas (sintomas), depois de excluída a presença de doenças físicas, deve ser considerada a depressão e/ou transtorno de ansiedade, que são doenças cerebrais e independente de fatos externos.
O Paradigma Popular e a Ciência
A crença popular é que a causa da depressão seriam os acontecimentos ruins (luto, dívidas, etc.) ou condições adversas no trabalho, enquanto que, na verdade a depressão é causada por um distúrbio dos neurotransmissores cerebrais (serotonina, noradrenalina e dopamina) que determina os sintomas.
O que está alterado nas doenças psíquicas é a percepção do enfermo, pois o deprimido enxerga tudo sob uma ótica pessimista e é, com sinceridade, que acredita que os fatos seriam a causa.
Mas é a Depressão que não lhe deixa reagir e resolver as adversidades que, em regra, estão presentes na vida de todos.
Prognóstico
O tratamento adequado, em regra, irá aliviar os sintomas e a pessoa terá oportunidade de resolver os problemas que a cercam.
Casos que a pessoa nunca experimenta melhora e, inclusive, com redução de suas capacidades, pensem em diagnóstico errado.
Casos com piora progressiva, geralmente são doenças mais graves, como a esquizofrenia.
Gostou da matéria?
Compartilhe nos links do Facebook, Google +,Twitter e E-mail com seus Amigos.
Quer receber mais matérias com Dicas Valiosas sobre Saúde?
Inscreve-se no Site e deixe seu E-mail Pessoal.
No Comments Yet