Vamos falar de EXAMES LABORATORIAIS e sua INTERPRATAÇÃO…

Se você está seguindo a sequência, já entendeu o que é o Programa de Saúde e Longevidade, também já entendeu a importância de REMOVER os tóxicos de nossa vida, fazer o DETOX INTESTINAL e fazer as SUPLEMENTAÇÕES ESSENCIAIS. 

Antes de partir para as SUPLEMENTAÇÕES PARTICULARIZADAS e para a REMODELAÇÃO HORMONAL para otimização de sua saúde, eu preciso de explicar sobre o grande erro que você e até eu na faculdade fomos induzidos a cometer a respeito dos exames de laboratório. 

OS VALORES DE REFERÊNCIA

Fomos induzidos a acreditar que os VALORES DE REFERÊNCIA que impressos ao lado dos resultados seriam o intervalo da “normalidade”, mas não é. Aquilo é uma Referência Estatística, feita com todos os valores colhidos no laboratório, onde de despreza os 2,5% muito altos e os 2,5% muito baixos e o intervalo de 95% central de valores constrói os valores de referência. 

Pense ainda, que quem mais colhe exames em labotório não são pessoas 100% saudáveis, mas sim pessoas com QUEIXAS pelo menos, então como pode, a médica estatística do resultado destas pessoas ser considerado “normal”. 

OS VALORES NORMAIS 

Valores normais correspondendes à saúde, não temos, pois não foram contruídos, pois não existe uma pesquiza que escolha somente as pessoas que se declaram saudáveis ou sem queixas e confirmadas por exame médico completo para construir esses valores. 

Contudo com base nos valores de referência e pesquizas com vários marcadores, temos parâmetros que são desejáveis e outros indesejáveis, assim sabemos o que devemos perseguir em nossos exames, levando-se em consideração a clínica da pessoas e suas variáveis como sexo, idade e ocupação. 

Utilizando-se dos valores de referência e normais, teremos os VALORES ÓTIMOS, os quais temos que perseguir para termos nossa saúde otimizada, visando aumentar nossa expectativa de vida com qualidade, ou seja com saúde. 

OS VALORES ÓTIMOS

Com a idéia de “quartil” nós obtemos os valores ótimos. Quando uma medida é desejável queremos ela no quartil superior, enquanto que, avaliações de algo indejável o ótimo será estar no quartil inferior ou até inexistente quando de substâncias tóxicas como o chumbo. 

RESULTADO

A simples intretação dos exames olhando os VALORES DE REFERÊNCIA põe em risco sua saúde. Temos que considerar SEMPRE e em primeiro lugar a CLÍNICA, ou seja, seus sintomas e sinais e conciliar os exames com suas características pessoais e pensando nos VALORES ÓTIMOS.

REINVENTAR A RODA

Evidemente não vou reinventar a roda, por isso vou deixar aqui o Link para uma vídeo-aula do Dr. Victor Sorrentino explanando sobre a interpretação clínica dos exames laboratoriais, que vai te ajudar entender porque diante dos exames que você (e a maioria dos médicos convencionais) pensava ser normal, mas temos várias intervenções para otimizar suas funções. 

QUAIS EXAMES

Muitos exames serão os mesmos que tradicionalmente se pede, mas a interpretação será diferente, mas também solicitaremos exames muito pouco solicitados pelos médicos da medicina curativa, como os marcadores de INFLAMAÇÃO SUBCLÍNICA CRÔNICA.

Os marcadors inflamatórios geralmente não são aferidos por (a) Desconhecimento e/ou (b) Desinteresse dos pacientes porque a Inflamação subclínica NÃO causa sintomas agora, mas determina doenças a longo prazo (Obesidade, Hipertensão, Diabetes, Depressão, Demência, etc.). 

Dentre as provas inflamatórias temos a Homocisteína, ácido úrico, PCRus, etc. e não podemos esquecer dos exames hormonais que conciliados com suas queixas ajudarão o médico escolher, junto com você, o que terá de ser suplemenado para sua melhor performace em saúde.

Deixo AQUI para você a aula do Dr. Sorrentino.