Qual Tratamento é a Melhor Escolha?

Os tratamentos novos ou antigos são variáveis em opções terapêuticas, custo, tempo e efeitos colaterais.

No momento de optar por qual tratamento você deve deixar claro para seu médico suas expectativas e suas possibilidades, até de quanto suportará de efeitos colaterais ou quanto dispõe para custear.

.

Tratamentos com Benefício Comprovado 

Se o tratamento necessário extrapola suas possibilidades, você terá de solicitar transferência para o SUS, ou então, precisará de uma ação judicial para obrigar o Estado bancar.

O Estado irá pagar o tratamento, desde que tecnicamente indicado e aprovado na medicina baseada em evidência e o medicamento internalizado no Brasil pela ANVISA.

.

A Importância de ter Seu Médico Assistente

Nessa hora, se você está com um especialista que você ainda não conhece a conduta dele, será muito importante aquele SEU MÉDICO.

Leve seu problema e indicações do especialista para ele, ele pode não ter os meios para tratar de uma situação especializada, mas tecnicamente será capaz de dizer se a conduta é adequada ou é alguma “manobra comercial” para angariar lucratividade indevida e saberá te indicar um serviço mais obediente à ética e à ciência.

Na escolha de medicamentos ou procedimentos, o paradigma popular é de que opções novas seriam as melhores.

NÃO, não é assim, as coisas novas são mais indicadas muitas vezes por serem mais lucrativas. Os médicos especialistas sofrem uma pressão da indústria farmacêutica lhes oferecendo produtos novos.

.

A Necessidade de Lucratividade da Indústria

Você precisa entender que a indústria cria novos produtos, por vezes para aumentar sua margem de lucros.

Os fármacos disponíveis nas farmácias hospitalares e os que fazem parte da cesta do SUS, são suficientes para tratar a quase totalidade de enfermidades existentes. Acredite, é verdade.

Sabe aquela quantidade enorme de medicamentos nas prateleiras das farmácias, a grande maioria são repetidos, são marcas diferentes para o mesmo medicamento e outro tantos são o que chamamos de “perfumaria”.

Perfumaria são produtos que não são interiorizados nas farmácias hospitalares, porque não tem benefício comprovado nos estudos clínicos ou na prática clínica.

O que você até agora não sabia é que uma farmácia de um hospital geral, que tem todas as especialidades médicas, tem menos itens que uma farmácia da esquina.

Ficou assustado, é verdade, os estabelecimentos precisam ter lucro e para isso disponibilizam um monte de produtos que não fazem parte do receituário médico, produtos que não tem estudos científicos comprovando eficácia ou que os estudos não mostraram eficácia maior que o placebo (comprimido de farinha que o participante de estudo científico toma acreditando ser medicamento).

https://youtu.be/PlTTlQ9FWo8

Medicamentos mais Antigos, em regra, são Mais Seguros e Eficazes

Os casos em que um medicamento recém-aprovado é mais eficaz do que alternativas mais baratas já disponíveis são exceções, e não a regra.

Pesquisas realizadas em 39 especialidades farmacêuticas lançadas no mercado alemão em 2009 e 2010 mostram que frequentemente havia dados insuficientes sobre a eficácia de uma droga quando sua aprovação foi concedida.

Então se prepare para mudar o conceito que você trazia por toda sua vida, que NOVOS fármacos são SEMPRE melhores. Isso não é verdade.

Em regra, os fármacos antigos que se mantem no mercado mesmo com a chegada dos novos são os MELHORES, tem menor custo, tem menor risco, pois são muito mais experimentados, só não tem o mesmo glamour da “novidade”.

.

Então na hora da escolha do tratamento, seja ativo, leia, indague seu Médico Preferido, desconfie se o tratamento é muito caro ou se o Especialista já tem uma logística pronta pra te encaminhar para obter o tratamento via judicial, isso pode ser conluio com o fabricante. 

.

Tem alguma dúvida a respeito disso?

Pergunte, vamos debater sobre este assunto.

Adiante falaremos sobre a relação dos médicos propagandistas da indústria influenciando os alunos de medicina e jovens médicos.

Quer saber tudo sobre os Sistemas de Saúde? Clique Aqui e Baixe este E-book

https://doutortoledo.com/ebook-medico-assistente/