vitamina D

A vitamina D é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele e mostra-se vital para o pleno funcionamento da fisiologia humana.

Vitamina ou Hormônio

A vitamina D – cujo termo adequado deveria ser Hormônio D, visto que suas funções estão muito mais relacionadas às atividades hormonais.

As duas principais formas são a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol).

Acesse E-Book Completo sobre a Vitamina D

No fígado, a vitamina D3 é transformada em 25 hidroxi-vitamina D, sendo que essa é a vitamina D medida nos exames de sangue. No entanto, a forma ativa da vitamina D é o calcitriol, obtido a partir da transformação da 25 hidroxi-vitamina D nos rins.

O pró-hormônio é responsável por mais de 80 funções de restauro e reparo no corpo humano e, além disso, produz as catelicidinas, proteínas de alto poder antibiótico, capazes de neutralizar vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Regulação da Imunidade

Durante a endemia mundial pelo virús, a vitamina D tornou-se ainda mais popular devido às comprovações científicas que relacionam a sua utilização com o aumento da imunidade.

Como exemplo, podemos citar um estudo realizado pela Universidade Médica de Chicago, no qual a equipe de pesquisa analisou 489 pacientes, cujo nível de vitamina D foi medido dentro de um ano antes de serem testados para a endemia viral. Os pacientes com deficiência de vitamina D (<20 ng/ml) obtiveram quase o dobro de probabilidade de teste positivo para a virose em comparação aos pacientes que tinham bons níveis da vitamina.

Outro estudo mostrou que a mortalidade entre 780 paciente internados por complicação da infecção viral foi muito maior nos pacientes com vitamina D < 20 ng/ml e praticamente nula nos pacientes com níveis > 35 ng/ml.

Leia Mais

Para saber mais, basta continuar a leitura neste artigo do Prof. Ítalo Rachid.